10 Motivos (ou Desculpas) pra você se viciar no Triatlo AGORA

Então, você tá aí, de canto de olho, olhando pra esse tal de Triatlo, né? Pensando “será?”… “isso aí é coisa de maluco”… “nunca que eu vou dar conta”…

Bom, vou te dar a real: é coisa de maluco, sim. Kkkk. Mas é um maluco muito feliz.

Se você tá na dúvida, precisando daquele empurrãozinho pra, sei lá, pelo menos se inscrever numa prova, deixa eu te contar umas coisas. Esse esporte não é só sobre nadar, pedalar e correr. É muito mais.

Separei aqui 10 motivos que fazem a gente se viciar nessa loucura. Vê se você não se identifica com algum.


10 Motivos (ou Desculpas) pra você se viciar no Triatlo AGORA

1. É o Desafio 3 em 1

Pensa comigo: correr é legal. Pedalar é legal. Nadar… bom, nadar é… necessário. Rsrs. Mas juntar os três? É outro nível! Não é só força bruta. Você tem que ter fôlego, tem que ter perna, mas tem que ter cabeça. É um quebra-cabeça do seu corpo e da sua mente. Não dá pra enjoar.

2. Tem pra TODO mundo (Sério!)

A galera ouve “triatlo” e já pensa no Ironman (aquele de 12, 15 horas). Calma! Isso é o “chefão final”. Você pode começar no Sprint, que é curtinho (750m de natação / 20km de bike / 5km de corrida). Dá pra fazer, vai por mim. Tem prova curta, prova média, prova longa… você escolhe o tamanho do seu desafio (ou do seu sofrimento).

3. A Galera é… Diferente (no bom sentido!)

Cara, a comunidade do triatlo é surreal. É um bando de gente meio doida que entende o seu perrengue. Ninguém vai te zoar por acordar 4h da manhã pra treinar. Pelo contrário! Um ajuda o outro, dá dica, empresta equipamento (às vezes!) e, o mais importante: te espera na linha de chegada. É uma vibe de “estamos sofrendo juntos” que vira amizade na hora.

4. Você vai descobrir que é muito mais “Casca Grossa” do que imagina

Sabe aquele limite que você acha que tem? O triatlo vai te fazer dar risada dele. Você vai ter dias que vai pensar “hoje eu não consigo”, e aí você vai lá e… consegue. A confiança que você ganha quando supera um treino desgraçado ou completa uma prova… você leva isso pra sua vida, pro seu trabalho. É transformador.

5. Você vai (re)descobrir a Natureza

Claro, tem a natação na piscina. Mas a prova? É no mar, é na represa. O pedal? É na estrada, vendo o sol nascer. A corrida? É no parque, na orla. Você sai da academia. Você sente o vento, o sol (às vezes chuva…). É um jeito incrível de se reconectar com o mundo “lá fora”.

6. É o “Projeto Verão” que dura o ano todo (e você nem percebe)

Sabe aquela obrigação de “ir pra academia”? Acaba. O treino vira seu hobby. E aí, do nada, você tá mais saudável. Pra aguentar os treinos, você precisa comer melhor. Você precisa dormir. Seu corpo muda, sua saúde melhora… tudo como “efeito colateral” de você tá se divertindo.

7. Disciplina vira Hábito (sem ser chato)

Não tem mágica. Pra dar conta de 3 esportes, você precisa de um mínimo de rotina. Você aprende a organizar seu dia. A disciplina deixa de ser um palavrão e vira só… o jeito que você faz as coisas. E, de novo, isso vaza pro resto da sua vida.

8. A Linha de Chegada… Ah, a linha de chegada.

Olha… eu não sei nem explicar. Pode ser a prova mais curta do mundo. Mas quando você cruza aquele pórtico… depois de tudo o que você ralou pra estar ali… É um misto de alívio, orgulho, vontade de chorar, vontade de vomitar (às vezes, kkk). Não importa se você foi o primeiro ou o último. Naquele segundo, você é um herói. É um sentimento que não tem preço.

9. A desculpa perfeita pra viajar!

“Amor, então… abriu inscrição praquela prova… lá em Florianópolis…” Hehe. O calendário de provas vira seu calendário de férias. Você começa a conhecer lugares incríveis, mas de um jeito diferente: de bike, correndo ou nadando.

10. É DIVERTIDO pra caramba!

No fim do dia, é sobre isso. É sobre dar risada do perrengue. É sobre a resenha com os amigos depois do treino longo. É sobre a cerveja (ou o isotônico) depois da prova. Se não for pra ser divertido, nem começa. E o triatlo, apesar de toda a dor, é uma das coisas mais divertidas que você vai fazer.


E aí, te convenci?

Sério, o triatlo não é um esporte de “super-heróis”. É um esporte de gente comum que decidiu fazer uma coisa extraordinária.

Se você tá com essa pulguinha aí te cutucando… só vai. Se inscreve numa prova curta. Procura um grupo de treino.

A jornada é longa, é dura, mas, cara… vale cada gota de suor.

Posts Similares